domingo, 23 de outubro de 2011

Ateliê Arte de Menina também é informação! Assunto "Gatos"


Ter um gato reduz o stress e melhora a saúde do dono.
Verdade. Pesquisas apontam que o ronronar é poderoso*, causando bem-estar, serenidade e uma facilidade maior para dormir nos donos dos gatinhos.
Essas constatações podem ser percebidas na prática, através de pessoas que conseguiram melhorar os sintomas de depressão, crises de ansiedade e stress ao adotar um gatinho. Foi por isso que a psiquiatra Nise da Silveira começou a desenvolver a gatoterapia no Brasil no começo da década de 50.
Um gatinho ronronando no colo se mostrou mais eficaz do que muitos tratamentos, e a explicação é simples: a frequência do ronrom é entre 25 e 50 hertz, a mesma utilizada na medicina esportiva para acelerar cicatrizações e recuperar lesões.
Desde então diversos estudos estão sendo desenvolvidos na área do “ronronar”, da Universidade de Minesota à gigante de tecnologia Apple, que desenvolveu um aplicativo com ronron de gatos, todos se mostram cada vez mais interessandos nos bichanos e em seu poder terapêutico.

*Pesquisa do veterinário francês Jean-Yves Gauchet, aplicada em 250 voluntários que ouviram 30 minutos de ronronar felino. Fonte: Istoé 10/02/2010

Nenhum comentário: